Imagem capa - Como fotografar Batizado na Igreja Católica por A3 Photo
Batizado

Como fotografar Batizado na Igreja Católica

O objetivo é mostrar como um fotógrafo deve se comportar e se preparar para a cobertura de uma cerimônia de Batismo na igreja católica, o batizado católico. 

O rito do batismo é o mesmo em toda a igreja católica, com pequenas diferenças de uma igreja para outra e até de padre para padre, mas o principal do rito e do sacramento são os mesmos. Lembre-se sempre que você está em um local sagrado, portanto, independente da sua religião, respeite o local, pois existem espaços dentro da igreja que não são permitido transitar e outros que deve-se ir fazer a fotografia e sair, não permanecendo muito tempo no espaço, mas sempre pergunte ao pessoal da pastoral.

É muito importante que o fotógrafo mantenha-se discreto durante todo momento da celebração, lembre-se que você não é a pessoa mais importante no local. Evite ao máximo pedir para as pessoas posarem para fazer suas fotos, para que não tire a atenção das pessoas que você está fotografando, como também das demais pessoas, criando um "ruído litúrgico".


Preparação do equipamento

Como qualquer evento que você for fotografar, esteja com todo material preparado um dia antes da cerimônia, limpe as lentes, carregue as baterias da máquina e do flash (caso for utilizar). Sempre levamos o flash, mas só utilizamos em último caso, pois gostamos da luz natural e da sua tridimensionalidade e suas sombras.


Fotografando não só a cerimônia

Fotografe o antes e o depois da cerimônia também, pois enriquecerá o seu registro e agregará muito ao álbum. Você pode fazer o Making Of, que é a preparação (banho, vestindo etc) da criança para o batizado, fazer fotografias externas da igreja e da criança com os pais e padrinhos. A importância de fazer fotografia da criança com os pais, padrinhos e familiares antes da cerimônia é que estão todos descansados e, principalmente, a criança que está mais ativa, sem sono e sem fome. Na igreja onde fotografamos com mais frequência, os batizados ocorrem às 12h30, portanto, no final da cerimônia estão todos cansados, com fome  e a criança invariavelmente dormindo.




Fotografando a cerimônia

Para que você fotografe bem a cerimônia e possa fazer todos os registros importantes, você deve dominar o conhecimento do rito do sacramento e saber como ocorre a cerimônia na igreja que você irá fotografar, pois existem pequenas diferenças de uma igreja para outra (pergunte para o pessoal da pastoral do batismo da igreja). Também é importante saber como os fotógrafos devem se comportar e o que pode e não pode fotografar, para isso você deve perguntar para a pastoral do batismo sobre quais são os direcionamentos. Existem momentos em que não se deve fotografar e se possível sentar-se e esperar, são o da leitura do evangelho e da homilia do padre. Dependendo do seu estilo, não se deve pedir para que os pais e padrinhos posem para foto durante a cerimônia, pois pode tirar a atenção deles da cerimônia, como também pode gerar “ruídos” que atrapalham a cerimônia. Nosso estilo é foto jornalístico, no qual fotografamos os momentos na medida em que vão acontecendo, seguindo seu ritmo natural e proporcionando tranquilidade para que os pais e padrinhos se preocupem, tão somente, com o evento.


Conhecendo o rito da cerimônia você se antecipará aos momentos e não perderá o registros tão importante.



Sinal da Cruz

Um dos primeiros momentos importantes para fotografar é o Sinal da Cruz, quando o padre diz “Nosso sinal é a cruz de Cristo. Por isso vamos marcar estas crianças com o sinal do Cristo Salvador.”, nesse momento você já deve estar preparado para fotografar, pois o padre vai até a criança e faz o Sinal da Cruz na fronte da criança, em seguida os pais e os padrinhos também devem repetir fazendo o Sinal da Cruz na fronte da criança.





Evangelho

O padre ou diácono neste momento proclamará o Evangelho, então neste momento não é indicado fazer fotos, não só por respeito, mas também para não tirar a atenção das pessoas que você está fotografando como também das demais pessoas que estão participando da celebração. Logo após a proclamação do Evangelho o padre ou diácono fará uma breve homilia, durante este momento não faça fotos.



Unção com óleo dos Catecúmenos

Neste rito as crianças serão ungidas no peito, com o óleo dos catecúmenos. Esta unção é a invocação do Espirito Santo para que dê forças e coragem a esta criança, para que possam lutar contra todo o mal e permanecerem firmes na Fé.

O padre vai até as crianças que serão ungidas no peito com o óleo dos catecúmenos, outro momento importante para registrar.






Bênção da água

Deus quis servir-se da água para dar sua vida aos que crêem. Unamos nossos corações, suplicando ao Senhor que derrame sua graça sobre os seus escolhidos.


Neste momento o padre irá abençoar a água que será utilizada para o batismo da criança.




Batismo nas Águas

Eu te Batizo em nome do Pai... E do Filho... E do Espirito Santo...

Este é o ápice da cerimônia, pois é quando o padre batiza jogando a água na cabeça da criança.


Este momento é interessante fazer fotos abertas e fechadas.






Rito da Luz

Recebendo a luz de Cristo, nós somos iluminados, não andamos mais nas trevas, pois somos filhos de Deus

Neste momento o padre chama o pai ou padrinho para receber a Luz de Cristo, quando a vela será acesa no Círio.








Rito do Sal

Neste momento a criança receberá o sal, para que a graça de Deus conserve essa criança para que nunca perca a inocência de ver a vida como ela é.

O padre disponibiliza o Sal para a mãe que pega uma pitada e coloca na boca da criança.








Ritos finais

Nos ritos finais o padre dá a bênção final e você fará as últimas fotos da cerimônia e se possível fotos externas com toda a família e convidados da criança.








Conclusão

Todas as fotos acima são do mesmo batizado, colocamos (somente algumas) propositadamente para poder mostrar que podemos seguir e registar todos os momentos. Lembramos que cada igreja e cada padre pode celebrar a cerimônia de modo diferente, embora todos sigam o mesmo rito, portanto sempre chegue mais cedo na igreja e pergunte para o pessoal da pastoral do batismo como é o rito e as restrições para fotografar na igreja.

fotografia de batizado, foto de batizado, foto batizado católico, fotografia religiosa, fotografia batizado religioso, fotografia igreja católica, batismo católico, batismo na igreja católica, fotografar batizado.




Seja discreto, respeitoso pelo local, pelas pessoas e faça um bom trabalho, registrando da melhor forma um momento tão importante para esta família e, principalmente, para esta criança, eles irão te agradecer.





Veja exemplos de batizados que fizemos:

        Batizado Thiago na Igreja Nossa Senhora de Lourdes Alphaville

        Batizado de Francisco na Gruta Alphaville

        Batizado Helena Igreja Nossa Senhora do Brasil

        Batizado Nina - Capela São Francisco de Assis - SP

        Batizado Lorenzo Igreja Nossa Senhora do Brasil

        Batizado José Leonardo na Gruta Alphaville




=> Não esqueça de deixar o seu comentário ou sugestão no final .  Obrigado



Tags:

fotografia de batizado católico, fotografia batizado, fotografia batizado em alphaville, fotografia batizado em barueri, fotografia batizado em são paulo, fotografar batizado, batizado, batismo, católico, fotografar batizado católico, gruta, alphaville, barueri, são paulo